terça-feira, 5 de julho de 2016

Se fosse fácil não seria tão bom

Curaçao, 5 de Julho de 2016

De repente me vi saindo do meu apartamento com minha vida empacotada em poucas caixas para morar em uma casa flutuante - isso depois de 6 meses vendendo tudo o que podia, o tempo voou. 

O barco eu não conhecia, vi apenas por foto.. meu marido foi quem escolheu, comprou e pronto. Fomos de mala e cuia. Mas a travessia não foi fácil - nossas vidas entraram em 6 caixas, duas malas e um monte de bagagem de mão. Corremos pra pegar taxi, e tome mala pra lá e pra cá.. 23:00hs, criança dormindo espalhada pelo aeroporto, fila mega do ckeckin, excesso de bagagem, embarque imediato. 

Passamos a noite em claro, paramos no Panamá carregamos de novo as malas.. Corre-corre, última chamada de embarque.... Uiiii.. Se fosse fácil, qual seria a graça, não é ?! Enfim, chegamos em Curaçao! ufa. De novo corre-corre.. Colocamos tudo em 4 carrinhos, cada criança empurrando um carrinho batendo aqui e ali, ok! O importante é ajudar. 

Pisando em Curaçao já começamos a sentir a diferença..taxistas mulheres, atenciosas, preocupadas em ajudar a família do Excesso de bagagem. Quem nos levou até a Marina foi uma moça simpaticíssima com um furgão super-mega enfeitado - Wi-Fi (kkkk isso Wi-Fi no taxi!), flores no teto e elevador para as malas. A gente boa nos deixou na Marina e tirou várias fotos da família para colocar na página do facebook dela. Acho que ela nunca levou tanta tralha junto...

...enfim chegamos no barco.

Meu querido cunhado me preparou muito bem para o que eu ia encontrar, baixando minhas expectativas -  "...não dá pra morar, não tem espaço!!", dizia ele. Então vim preparada para o pior. Obrigada Cunhado!  Isso facilitou muito pois já entrei no barco pensando.. Não vai dar!!  Mas em três a quatro dias de trabalho tudo ficou em seu devido lugar. E acreditem.. Sobrou espaço, Uhuuuuu!!! Vai dar certo!!  Ufa !

(ps: não dá pra culpar o cunhado - nós é que viemos neste últimos anos nos adaptando a espaços menores - vivendo com um frigobar neste últimos 6 meses, por exemplo).

Neste começo decidimos também alugar um carro pois a ilha é grande e nossa Marina fica em um extremo da Ilha. Aqui venta muito e (graças a Deus!) não sentimos aquela sensação de calor infernal. A Marina é super tranquila, temos vizinhos da Venezuela e da França. 

Estamos parados em frente a um mega campo de golfe e as ruazinhas pelas quais os carrinhos de golfe percorrem tem servindo muito para os nossos exercícios e para as crianças brincarem com o skatenet. 

Quase todos os dias temos saído de dinghy (bote) pra conhecer os cantos da Spaanse Water (baia onde fica nossa Marina). Tirar o bote do catamaran é sempre uma aventura - todos se espremem no fundo do bote para não bater a cabeça quando passamos por baixo do barco - tudo é diversão para os meninos. O Bruno comanda o motor do bote na ida e o Lucca na volta, assim é o combinado. 

Aceleram para planar como recomenda o pai e por vezes vamos até nosso ponto preferido - o bar Boca 19 - um barzinho delicia que fica no alto com vista privilegiada de onde podemos ver as crianças brincando em baixo em uma praia privativa do Hotel da Marina - segura, clara e privativa - de lá já assistimos jogos de futebol, vários por do sol, jogamos frescobol, futebol. Já conhecemos os donos, as garçonetes.. Estamos em casa! 😜

Até agora conhecemos muito pouco da parte turística de Curaçao dado todo esforço com a arrumação do barco. Mas por outro lado estamos fera nas lojas - tivemos um problema com o botijão de gás que era francês e aqui não tem como encher e por conta disso conhecemos muitos  mercados.. São muitossss, de todos os tipos e eles têm de tudooooo. Adorei! CostULess, Best buy, mangusa, Todos excelentes!

O que eu mais gostei foi o Mangusa - tem de tudo! Achamos feijão preto, os biscoitos que as crianças gostam, meu óleo de coco orgânico, verduras orgânicas, excelentes frutas, carnes, ÓTIMO!!!

Mudando um pouco o assunto...  "bom bini"  é bem-vindo em papiamento, uma das quatro línguas da ilha. Mas os habitantes falam também holandês, espanhol e inglês que aprendem na escola. Mas a língua predominante é mesmo papiamento, uma mistura de holandês, espanhol, português e influências dos dialetos africanos e da língua dos nativos arauak. 

Papiamento vem de ''papear''. Diz a lenda que a língua foi criada pelos escravos negros, que não queriam que o colonizador europeu entendesse o que eles estavam falando. Pra mim tem funcionado bem, não entendo nada. Apenas umas palavras soltas.  Os meninos têm se virado bem no Inglês, sem problema - e por falar neles - temos curtido muito tempo juntos. Os meninos têm ajudado muito nas tarefas diárias, eles vão contar um pouco do que estão vivendo no Blog deles - e prometo não interferir no que eles têm a dizer, ok?! 

E seguimos na preparação do barco.. 











3 comentários:

  1. Que doideira, prima!!! Nunca imaginei que voce fosse tao "free spirit" assim! Vou acompanhar essa sua aventura pelos blogs de voces. Curiosa pra saber coisas tipo: e a educacao dos meninos? Como voces vao se sustentar? Quem e' o navegador? O que acontece quando tiver tempestade em alto mar?? :-( E depois que a aventura acabar? Voces venderam tudo!! Ja' viu que de "free spirit" eu nao tenho NADA! Eu sou pragmatica e me preocupo com tudo! HA HA! Beijao em voces, Raquel! Love you!!! ♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. Que doideira, prima!!! Nunca imaginei que voce fosse tao "free spirit" assim! Vou acompanhar essa sua aventura pelos blogs de voces. Curiosa pra saber coisas tipo: e a educacao dos meninos? Como voces vao se sustentar? Quem e' o navegador? O que acontece quando tiver tempestade em alto mar?? :-( E depois que a aventura acabar? Voces venderam tudo!! Ja' viu que de "free spirit" eu nao tenho NADA! Eu sou pragmatica e me preocupo com tudo! HA HA! Beijao em voces, Raquel! Love you!!! ♡♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por terem a coragem de acionar o sonho e sucesso neste novo ciclo que se inicia que tenho certeza que trará muitas felicidades para a família.

    ResponderExcluir